sexta-feira, 8 de setembro de 2017

 

Contextualizando o filme "Homem de Ferro" no ensino de química

(Figura 1: Robert Downy Jr. Como Tony Stark)
Há certa dificuldade sobre a contextualização de diversos conteúdos além também da dificuldade de mostrar em sala de aula alguns desses matérias como por exemplo os eletroímãs e metais nobres, com isso seguindo o livro Estrategia FlexQuest que recomenda uma serie de filmes que podem ser abordados em sala de aula e aqui no Ciência em Série também traremos como uma forma de popularização da ciência.


(Figura 2: Modelo de um eletroímã )
O filme 'Homem de Ferro' narra a historia do milionário Tony Stark (Robert Downey Jr.), que em uma viagem de negócios em plena guerra do Iraque sofre um acidente pela explosão de uma bomba na sua proximidade e é sequestrado e para se manter vivo um eletroímã ligado a bateria de automóvel é colocado em seu coração para que estilhaços da bomba não afetem seus órgãos internos. A função do eletroímã neste caso é de gerar carga elétrica criando assim um campo magnético para impedir que os estilhaços atinjam seu coração.

Após ser forçado a construir um míssil para os terroristas Tony Stark burla essa ordem e cria um mini gerador de energia que fará o eletroímã manter longe os estilhaços de bomba do seu coração e brevemente manter sua armadura em funcionamento. Batizado de Reator Arc (ARC Reator) que utiliza uma forma alternativa de fusão nuclear que ocorre a temperatura ambiente, a Fusão a Frio, onde o segredo por trás dessa tecnologia é a água, a água pesada que possua Deutério ao invés de Hidrogênio em sua molécula, onde o Deutério é o Isótopo do Hidrogênio com 1 nêutron, diferente do Hidrogênio normal que não possui nêutrons, esses Deutérios são injetados a um metal como o  Paládio aumentando assim a probabilidade que a fusão ocorra.

Graças a essa tecnologia que matem Tony Stark vivo, transformou-o também no Homem de Ferro o “Vingador Dourado” um dos heróis da Marvel comics mais bem conceituado e aclamado pelo publico, bem como seu primeiro filme 'Homem de Ferro de 2008 (Iron Man)' que deu inicio ao que hoje é chamado de Universo cinematográfico da Marvel, possui 94% de aprovação no Rotten Tomatoes, além de um ótimo filme também pode ser uma fonte de aprendizado.

No vídeo  abaixo podemos ver alguns trechos do qual Tony Stark fala sobre a importância do eletroímã para que ele possa continuar vivo, bem como o papel do Paládio nesse quesito:




FONTES:

VASCONCELOS, Flavia. Estrategia FlexQuest. Possibilidades para a flexibilização do conhecimento. Curitiba-PR. Appris Ediitora, 2016. 208p


Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário