domingo, 12 de novembro de 2017

 

Série 'Bones' e a utilização da Química Forense



A área da forense é sem dúvida uma das áreas mais atraentes da química, grande parte desse encantamento por essa área foi graças as séries e filmes sobre investigações criminais tais como CSI (e seus derivados); Dexter; Hawaii five-0; Bones e entre outras.

Dra. Temperance Brennan
(Emily Deschanel)em ação
Na série Bones narra a história de Temperance “Bones” Brennan, uma antropóloga forense, em que tenta desvendar um dos casos mostrado no episódio 5 ‘O menino desaparecido’ (A Boy in Bush) da primeira temporada. Na trama Seeley Booth, um agente do FBI, pede ajuda a Temperance “Bones” Brennan na investigação de um caso de identificação de restos mortais de um garoto chamado Charlie de 7 anos que desapareceu em um parque da cidade.

Neste episódio são mostradas diversas técnicas analíticas ao decorrer trama, uma das principais e decisiva para resolução do caso foi à utilização da Espectrofotometria de Massa, em que foi feito um experimento em uma amostra da arcada dentária onde encontraram uma grande concentração de Fluoreto no garoto Charlie.

Para a determinação do Flúor foi necessária à introdução da amostra em uma câmara de vapor de óxido de metil que emite duas cores: vermelha para calcogêneos e azul para halogêneos. Tendo indicado a cor azul, devido ao Flúor ser um elemento da família dos halogêneos.
Esquema que de forma rustica mostra um equipamento
de Espectro Fotometria de Massa em funcionamento.
A Espectro Fotometria de Massa consiste em determinar uma quantidade de massa a partir de uma amostra de determinado elemento, no episodio em questão era necessário determinar qual elemento era contido na amostra da arcada dentária do garoto Charlie, foi constatada a presença de Flúor. A amostra é atomizada e carbonizada pela incidência de radiação, onde seu comprimento de luz atingirá determinado espectro, no caso da série, o azul para o Flúor.  

No Brasil a concentração de fluoretos devem variar de 0,6 a 0.9 mg/L; Enquanto nos Estados Unidos, local onde se passa os eventos da Série Bones,  a concentração de Flúor varia de 1100 e 1450 ppm (0,11 e 0,14 mg/L).

Essas concentrações de Flúor podem ser encontradas na água potável e chás instantâneos, quando passado dessas quantidades mínimas podem causar danos cerebrais, o que não era o caso que estava sendo investigado na série. As concentrações encontradas na vítima Charlie, podem ter vindo de conservantes de madeira, solvente de tinta, cera de carro ou quaisquer outros produtos usados em indústrias.

Edward Nelson, considerado culpado
do crime no episódio de 'Bones'
Com toda investigação e burocracia descobre-se que o vizinho do garoto Charlie, Edward Nelson estava envolvido em sua morte, por trabalhar como mecânico (não aprofundado na serie, apenas mencionado através de imagens), e estar em contato com produtos e solventes a base de Flúor, as mesmas encontradas na análise de determinação de Flúor feita pelos agentes do FBI e assim sendo crucial para da Dra. Temperance “Bones” para o encerrar o caso.

Mesmo se tratando de uma série de TV, o episódio ilustra bem o modo de trabalho dos membros das policias científica no mundo a fora ainda que em primeira vista o episódio aparente um pouco fantasioso. Infelizmente, há muitos casos de mortes e de violência sexual ao redor do mundo, mas com o crescimento da área forense química vem se tornando uma arma cada vez mais eficaz para se combater a esses crimes.

FONTES:

FRAZÃO,Paulo. Qualidade da água para consumo humano e concentração de fluoreto. Rev. Saúde Pública
Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/2011nahead/2584.pdf

Associação Americana de Pediatria aprova o uso de creme dental com flúor desde o primeiro dente do bebê. Vanessa Lima. Disponível em http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2015/02/associacao-americana-de-pediatria-aprova-uso-de-creme-dental-com-fluor-desde-o-primeiro-dente-do-bebe.html

Controvérsias sobre o Flúor. Dan Fagin, Disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/controversias_sobre_o_fluor.html
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário