sábado, 24 de março de 2018

 

Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento e o Escândalo do Cromo envolvendo a PGe& nos EUA


     Mesmo sendo um filme do inicio dos anos 2000, Erin Brockovich não pode ser tratado como um filme “datado”, muito do que é mostrado no filme ainda impacta nos dias atuais, não apenas na questão ambiental, mas também na busca das mulheres por seus lugares de direito, mostrar que seu real valor está muito além de ser mãe solteira com contas a pagar.


   
Julia Roberts no papel de Erin Brockovich

A Principio a personagem interpretada por Julia Roberts poderia pensar de estar no lugar errado já que ao se envolver em uma batida de carro e em seu julgamento acaba sendo “julgada” não pelo acidente e sim por sua condição de vida e estilo de se vestir, logo começa a trabalhar organizando arquivos numa pequena firma de advogados, dos quais prestaram defesa para Erin no julgamento do acidente de transito.



    Sem possuir conhecimentos próprios da área judicial, Erin decide investigar uma serie de casos contra a empresa PG&E (Pacific Gas and Eletricity) na busca de provar compras de imóveis suspeitas na tentativa de encobrir contaminações nas águas e no solo da pequena cidade de Hinkley no Estado da Califórnia, contaminações essas que são consideradas crimes ambientais, uma vez que causam doenças graves ou ate mesmo mortes.


Cena em que Erin investiga casos
de doenças em Hinckley 

    Ao aprofundar nas investigações, Erin descobre que uma das principais causas da contaminação é o excesso de Cromo Hexavalente (Cromo 6+) que a PG&E usava na agua que resfriava os motores compressores de gás e depositava em lagos artificiais revestidos desse metal para que não houvesse oxidação (ferrugem).


    O Cromo é um dos principais metais que compõem o corpo humano, assim como disse o professor que foi consultado por Erin, existem diversos tipos de Cromo e cada um com seu uso.


    O Cromo é metal que existe em cada um de seus estados de oxidação, de -2 a +6, porém somente os estado 0,+2,+3 e +6 são comuns mas somente, os Cromo +3 (Cr(III)) serve como uns dos nutrientes essenciais para o metabolismo de carboidratos e lipídios, ajuda o corpo humano a usar a insulina, que transfere a glicose do sangue para as células, além de diminuir o LDL "Colesterol Ruim". Como disse o professor que foi mostrado no filme (e podemos ver no vídeo abaixo) avisa que o Cromo III é benigno enquanto o Cromo VI é maligno, como mostrado no filme, sua contaminação se da através da inalação, contato pela pele ou ingestão, sua inalação além de correr suas vias nasais pode causar câncer, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o limite de Cromo VI é de 0,05 gramas por litro, embora ainda não haja estudos que comprovem ou não este argumento.


 

    Os efeitos do Cromo Hexavalente podem variar dependendo da quantidade, rota de absorção e principalmente o tempo de exposição do mesmo por isso o Cromo Hexavalente é considerado um dos metais mais tóxicos.
    
    Embora o Cromo trivalente seja predominante no corpo, o Cromo Hexavalente é convertido no corpo humano para o Cromo Trivalente, uma vez que é necessário para o bom funcionamento do corpo humano ajudando com os açucares, proteínas e gorduras.

    

    O Cromo Hexavalente, por ser um metal muito toxico tem um dos processos de remoção mais difíceis, dos processos mais utilizados são a filtração por membranas, osmoses reversa, precipitação química, evaporação, troca iônica, entre outras, dentre essas a que se destaca é a absorção pois é eficaz na remoção de íons de metais pesados mesmo em baixas concentrações, embora os métodos mais convencionais de remoção que é a oxidação, redução química onde estas nem sempre serem eficazes.


    Após o escândalo dos anos 2000 envolvendo a PG&E mostrado no filme Erin Brockovich, novos estudos estão buscando soluções para diminuir o uso do Cromo VI nas águas e umas das alternativas encontradas são eletrólitos que são substancias que dissociadas ou ionizadas geram íons positivos e íons negativos (exemplo: AB -> A+ e A-) como os sais de Zircônio, segundo os pesquisadores os com novos revestimentos com sais de zircônio ainda manterão as propriedades anti-corrosivas.


FONTES: 

Os danos que o Cromo Hexavalente pode causar à saúde; Disponível em: < http://www.revistatae.com.br/6928-noticias>

Compostos de Cromo; Diponivel em: <https://www.infoescola.com/quimica/compostos-de-cromo/


Cromo; Disponivel em: < https://brasilescola.uol.com.br/quimica/cromo.htm >

Contaminação por cromo hexavalente,cidade de Hinkley,EUA.; Disponível em: < http://orlandosantosdasilva.blogspot.com.br/2011/04/contaminacao-por-cromo.html >


Cientistas buscam alternativa ao cromo VI, metal altamente tóxico; Disponível em: < http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-ambientais/cientistas-buscam-alternativa-ao-cromo-vi-metal-altamente-toxico/ > 

    
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário