sábado, 1 de setembro de 2018

 

Breaking Bad e a Química Quântica: Incertezas e Semelhanças


É fato que quando se pensando em "química" voltado a uma produção seja ela de TV ou Cinema, quase 100% do publico pensará logo na série Breaking Bad (AMC - 2008 - 2013). Criada por Vince Gilligan Também produtor de Arquivo X, um dos maiores sucessos da televisão mundial, Breaking Bad é idolatrado por cinéfilos, críticos de maneira geral e por químicos, talvez esse devido a escassez de produções mais direcionadas a química.


Por outro lado, uma área da química que sofre talvez um grande preconceito talvez por trabalhar com um universo sub-atômico, causa assim muitas dificuldades. Porém de alguma forma é uma área famosa, pois é dessa área que vem o famoso "Principio da Incerteza". Principio este proposto pelo alemão Werner Heisenberg, mas o que Heisenberg da vida real teria de semelhanças com Heisenberg (Walter White), interpretado por Bryan Cranston? Ou seria apenas um nome na vasta galeria de químicos famosos?

Apenas me repetindo, Breaking Bad trata de assuntos de química de forma muito explicita, é possível reconhecer logo de cara os assuntos que o professor Walter White trás em sala de aula ou durante a produção da Metanfetamina, notamos que há assuntos de química orgânica, inorgânica, conceitos físico-químicos, etc. Mas de forma implicita também é mostrado um lado mais quântico, da "Química do Mal" (trocadilho com o nome que a série recebeu no Brasil).


O Principio da Incerteza proposto por Werner Heisenberg em 1927, a grosso modo nos diz que: "É impossível saber a posição exata de um elétron, na eletrosfera de átomo

". Não foi a toa que Walter White escolheu o nome Heisenberg para ser sua alcunha, sua identidade secreta. Muitas semelhanças entre o físico alemão e o personagem existem e isso da a trama ainda mais charme.

Se lembrarmos da série ninguém sabia exatamente a posição exata do Heisenberg, era positivável saber uma região mais provável, ou ter uma noção da sua localidade através de seus ajudantes, Saul Goodman e Jesse Pinkman por exemplo.

Werner Heisenberg
Apesar de Walter White ser professor de química e Werner Heisenberg ter sido um físico teórico, ambos passaram por uma "doença" que fez com que mudassem seu estilo de vida. Walter White após descobrir um câncer passa a se chamar Heisenberg e inicia a produção de Metanfetamina para depois de sua morte, prover sustento a sua família; Já Werner Heisenberg sofreu a "doença da 2ª Guerra Mundial", na qual teve trabalhar para os Nazistas de Hitler na produção de uma Bomba Atômica.

Mas assim como o Heisenberg da série, Werner Heisenberg se redimiu no final. Durante os cálculos para a produção da bomba atômica Nazista, Heisenberg calculou que seria necessário toneladas de Urânio enriquecido, não quilos como foi usado pelos Estados Unidos, causando assim uma demora que custou aos Nazista a derrota nessa guerra.

É incerto se Werner Heisenberg de fato errou nos cálculos ou apenas não quis manchar sua brilhante carreira como um dos pais da Quântica. 

Por se tratar de um lado que não podíamos enxergar de Walter White, lado esse que mostrava as mudanças de caráter e suas incertezas durante sua jornada na série, classifico assim o lado "quântico" da aclamada série Breaking Bad.


Walter White e "Heisenberg"   

FONTES: Breaking Bad, GILLIGAN, Vince. 2008-2013. AMC
Werner Heisenberg, Super Interessante. Disponivel em <https://super.abril.com.br/historia/werner-heisenberg/>

Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário