sábado, 12 de agosto de 2017

 

A ciência de Breaking Bad



Breaking Bad é sem dúvida uma das maiores referências quando se trata de séries relacionadas com ciência. Exibido nos Estados Unidos pelo canal AMC de 2008 a 2013, no Brasil é exibido pelo canal AXN e pelo serviço de Streaming Netflix.


A série estrelada por Bryan Cranston narra a historia de Walter White, um professor de química, que
após ser diagnosticado com câncer passa por uma crise emocional e financeira.
Para prover sustendo a família, Walter entra para o trafico de Metanfetamina.

Para a produção da metanfetamina se dá a partir da extração da Pseudoefedrina, que é encontrada em remédios para gripe e resfriado como podemos ver na imagem abaixo, conhecida na série como um cristal de cor azul, na realidade a metanfetamina é de coloração clara geralmente branca uma vez que esta reflete o comprimento de onda de luz visível.










(IUPAC: 2-metilamino 1-fenil propan-1-ol)


A metanfetamina é uma poderosa draga ilícita que estimula o sistema nervoso central causando sensação de bem- estar, disposição e muita energia. Sua síntese pode partir de um composto como a Cetona reagindo com uma Amida terciaria em meio acido, formando uma Amina secundaria e em condições reacionais necessárias como temperatura e pressão dando origem assim ao cristal de Metanfetamina.   

Apesar de todo sucesso da série a metanfetamina que é uma droga ilícita, a metanfetamina possui mais de 24 milhões de usuários. Em 2008 o governo americano registrou mais de 13 milhões de usuários maiores de 12 anos.

FONTES:

Adaptado: Pré-acadêmico Superação 2017. UFPE-CAA

Dados sobre o uso da metanfetamina disponível em: <http://www.mundosemdrogas.org.br/drugfacts/crystalmeth/a-worldwide-epidemic-of-addiction.html>
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Esse artigo fala sobre Breaking Bad no 3nsino de química: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID378/v12_n5_a2017.pdf

    ResponderExcluir