quinta-feira, 3 de agosto de 2017

 

A química por trás do Fogo Vivo de Game of Thrones


Neste Blog iremos analisar assuntos que muitas vezes possam parecer irreais nas séries de Tv e nos filmes mas que por trás de tudo existe um conceito cientifico, portanto buscaremos trazer para vocês explicações e referentes ao que é visto nestes meios da cultura pop. E para começar vamos falar sobre, uma das séries de maior sucesso, Game of Thrones exibida no canal HBO (2011 -). Vem mostrando diversas armas para a conquista do Trono de Ferro, cada família tem sua arma de conquista, Daenerys Targaryen conta com seu exercito de Imaculados e seus três "filhos" os Dragões; Euron Greyjoy vem aterrorizando com sua frota de embarcações; Os Starks com Jon Snow, buscando combater os Vagantes Brancos e a família Lannister dos irmãos Jaimme e Cersei Lannister Que detêm o temido Fogo Vivo, utilizado na Batalha da Aguá Negra e na destruição do Septo de Baelor. Utilizado com frequência pelo Rei Aerys II, o Rei Louco, o Fogo Vivo foi criado pela Guilda dos Alquimistas e era referenciado como uma substancia que elegavam ser um processo magico.



Apesar de todo drama e fantasia que esta série nos brinda, também existe ciência por trás de umas das armas mais temidas da série, o Fogo Vivo, que historicamente teria surgido em Constantinopla, capital do Império Bizantino por volta do século 7, após o declínio do Império Bizantino a formula original também  teve seu fim, morrendo junto com tal império por volta do século 14. Citado como um fogo que não podia ser apagado, mas há relatos históricos falam  que o único meio de apagar essa chama seria com areia, vinagre e urina.
.

Hoje em dia com o avanço da química é possível fazer uma solução parecida com o Fogo Vivo da série. Se lembrarmos das aulas de química do nosso Ensino Médio, quando o professor(a) fazia conosco o experimento de Teste de Chamas e trazia um pouco do elemento Boro [B] era notável que a chama contendo Boro se tornava verde devido a excitação dos elétrons e decaimento dos mesmos liberando luz para retornar a seu estado fundamental. Hoje é possível que haja uma variação de tal arma utilizando um composto chamado Borato de Trimetila, onde sua combustão gera algo semelhante ao visto na série. 

O canal no YouTube, NurdRage realizou um experimento no qual o Borato de Sódio (Borax) e ácido sulfúrico são destilados formando assim o Borato de Trimetila tendo a seguinte reação (abaixo) e o resultado e incrível, confiram.


Para dar mais força e maior demora na combustão, o Borato de Trimetila e Metanol talvez seja o mais próximo do Fogo Vivo. Abaixo podemos ver a diferença entre a combustão do Borax e do Borato de Trimela.


Por fim, apesar da grande estoria que vemos em Game of Thrones, e outras produções, ha sim uma parcela de ciência.

FONTES:

Fogo Vivo na série disponível em: <http://wiki.gameofthronesbr.com/index.php/Fogovivo>

Experimento com Borato de Trimetila disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iyHOBQl-yQI>

Fogovivo disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/televisao/o-fogovivo-de-game-of-thrones-existiu-mesmo/>

Império Bizantino disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Império_Bizantino>
Compartilhar:
← Postagem mais recente Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário