Breaking Bad, série ganhadora de diversos prêmios como o Emmy, que é considerado o Oscar da Televisão é figura carimbada aqui no Ciência em Série.
Como o próprio Walter White define, a química estuda as transformações, então não seria nada mais poético do que acompanharmos a transformação de Walter White, professor de química que leva uma difícil vida para pagar as contas e sustentar sua família, Skyller interpretada por Anna Gunn e Walter Jr, do qual assim como o ator RJ Mitte também possui limitações físicas, em Heisemberg, um dos maiores fabricantes de Metanfetamina.
Após seu aniversario de 50 ano, Walter vê sua vida transformar diante de seus olhos, ao descobrir que possui câncer, como uma solução para prover o sustento da família, Walter faz uma parceria com o Ex-aluno Jesse Pinkman (Aaron Paul) e começam a produção da droga Metanfetamina.
Logo então a dupla se vê obrigado a lidar com as consequências da venda mal sucedida da droga e com isso chegamos a um dos momentos mais icônicos da aclamada série o uso do ácido fluorídrico.
Após prender Emilio Koyama no porão de Jesse, a uma verdadeira jornada para poderem dar fim ao corpo sem que deixem pistas, para isso Walter pede a Jesse que compre um recipiente adequado de plastico para dissolver o corpo em ácido fluorídrico.
Mas porque não usar vidro ou outro material?
Devido ao Flúor do ácido fluorídrico reage com o Silicio, presente no vidro, ou na cerâmica da qual é feita a banheira que o Jesse Pinkman usou e assim causaria de fato todo o estrago visto. Porém este ácido não é muito eficiente para compostos orgânicos, tais como um corpo e o gás Cloro que é liberado na reação destruiria o banheiro de Jesse.
Portanto (não repitam isso em casa), um composto muito conhecido de sua casa, a Solda Caustica, uma base muito forte, seria eficiente pois a mesma já é frequentemente usada para desentupir pias e encanamentos, além de mais fácil acesso.
FONTES:
6 Lições de química que aprendemos com Breaking Bad (e 3 mentiras), Disponivel em <http://www.garotasgeeks.com/6-licoes-de-quimica-que-aprendemos-com-breaking-bad-e-3-mentiras/>
A Química do Mal, Nerdologia. Disponivel em <https://www.youtube.com/watch?v=uhnz7r9BQ8o>
0 comentários:
Postar um comentário